Bom galera, para maior organização estou deixando este tutorial a ser seguido ok? Nele falarei como atualizar suas fichas e dados depois das quests e recompensas recebidas. Então vamos lá...
Essa ficha vocês já conhecem, Mizumaru, meu personagem-exemplo, ele servirá para nós agora. O estado atual dele é o que segue:
NOME: Mizumaru Kuudo
IDADE APARENTE: 16
RAÇA: shinigami
---X---
PERSONALIDADE BÁSICA: Mizumaru é um menino quieto, não gosta de se envolver em grandes coisas e fica na dele sempre, é bem tímido em frente ao público. É muito sincero e tem um senso de justiça muito forte, gosta de ler o quanto pode e apesar de não ter muitos amigos é bastante fiel as pessoas que conquistam sua fidelidade.
APARÊNCIA: Mizumaru é um jovem de cabelos negros lisos cumpridos na altura da cintura, usa óculos redondos para esconder seus olhos azuis claros e tem aproximadamente 1,65M. Ele é magro e seus poucos músculos ficam sempre escondidos por trás da roupa de shinigami. Costuma carregar um livro consigo e no seu braço esquerdo tem uma tatuagem com a escrita “profundidade”. Também carrega um colar em forma de gota d’água negra em seu pescoço.
---X---
Status Base
FORÇA: 8
VELOCIDADE: 11
REIATSU: 10
INTELIGÊNCIA: 12
DESTREZA: 9
---X---
Status Extra
Kenjutsu: 30
Zanjutsu: 31
Hakuda: 39
Kidous: 33
Hohou: 21
Estamina: 16
---X---
Vantagens e Desvantagens
VANTAGEM- "Raciocínio rápido" - Com esta vantagem o personagem é capaz de pensar em soluções simples mais rápido, achar saídas e métodos mais velozmente dentre outras coisas.
DESVANTAGEM- "FALTA DE PRESENÇA" -O personagem não é notado no ambiente, ficando sempre avulso e excluído da conversa ou situação.
---X---
Extras
MANIAS- mexer constantemente os óculos
---X---
Experiência
XP DE TREINO: 0
XP DE COMBATE: 20
XP DE STATUS: 0
XP ESPECIAL: 0
---X---
Lista de técnicas do personagem
KIDOUS- nenhum
HAKUDAS- nenhum
HOHOU- nenhum
ZANJUTSU- nenhum
KENJUTSU- nenhum
OUTRAS TÉCNICAS- nenhuma
Zampakutou
NOME: Não despertou
TIPO: ---
FORMA: ---
PODERES: ---
--x--
Certo. Suponhamos que depois de uma missão, Mizumaru recebeu as seguintes recompensas:
+20 de Força
+10 de velocidade
Para distribuir esses status, ou seja, para anexá-los na sua ficha, faremos como mostra o exemplo a seguir:
---X---
Status Base
FORÇA: 8 + (20) = 28
VELOCIDADE: 11 + (10) = 21
REIATSU: 10
INTELIGÊNCIA: 12
DESTREZA: 9
Deu para notar a diferença? Colocaremos entre parenteses os atributos extras adquiridos através de treino ou outro meio que não seja a distribuição de pontos de XP, assim o monitoramento fica muito mais eficaz e organizado. Depois que atualizar isso, o Status Extra será somado normalmente. Ou seja, todo XP que você conseguir e que seja destinado diretamente até algum Status como no exemplo acima, deve-se colocar entre parenteses. Já o XP que você adquirir e não for destinado obrigatoriamente a nenhuma área específica não é preciso que se coloque entre parenteses, apenas adicione diretamente no lugar que desejar, contudo, o "XP de Status" deve estar na ficha. Vou exemplificar.
Digamos que Mizumaru, depois de uma missão, conseguiu os seguintes Xps como recompensa:
+100 de XP de Status
+100 de XP de combate
Vou demonstrar como distribuí-los e organizá-los na ficha:
Status Base
FORÇA: 108 + (20) = 128 (Os 100 pontos foram todos distribuídos aqui na força)
VELOCIDADE: 11 + (10) = 21
REIATSU: 10
INTELIGÊNCIA: 12
DESTREZA: 9
Experiência
XP DE TREINO: 0
XP DE COMBATE: 120 (O XP de combate será adicionado diretamente no local, ele é acumulativo. Logo, com os 20 pontos que Mizumaru já tinha, o total fica em 120)
XP DE STATUS: 0/100 (O XP de Status foi distribuído entre o Status Base completamente, tudo adicionado a força como podem notar acima, porém, ele ficará aqui apenas para denunciar o quanto de XP seu personagem realmente tem. Dessa forma colocaremos o XP atual do lado esquerdo (0/100) e o XP que já ganhamos do lado direito (0/100)
E obviamente isso vale para todos os personagens, hollows ou shinigamis.